📣 Seleção de e-books 📚 gratuitos 🆓 para Kindle 🆓 hoje (23/09/2021)
Literatura Livre SESC-SP/Instituto Mojo
📕Contos de Crianças Chinesas 🆓
📗Contos Folclóricos Africanos Vol.1 🆓
📘Histórias do Tio Karel 🆓
📙O Leviatã 🆓
🤑Desconto Imperdível do dia
O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho (Sidarta Ribeiro)
Sinopse:
A partir de informações históricas, antropológicas, psicanalíticas e literárias, além das referências mais atualizadas da biologia molecular, da neurofisiologia e da medicina, o neurocientista compõe uma narrativa instigante sobre a ciência e a história do sonho.
O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados? Neste livro, o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro responde a essas e muitas outras questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados de profecias oníricas capazes de guiar povos inteiros. Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho.
ótima divulgação científica 'made in Brazil' independente das opiniões que todos nós, leitores, venhamos a ter sobre essa obra em si, acho que vale a pena abrir esta pequena resenha parabenizando o autor, pelo esmerado e bem sucedido trabalho de escrever um livro 100% nacional de divulgação científica para o público amplo, e a editora companhia das letras, pela iniciativa de publicação desta tão bem vinda obra e pelo cuidado no capricho da edição. em um país em que a produção e divulgação de ciência nunca foram adequadamente valorizadas (e que vive um momento em que esse desprezo alcança níveis desesperadores), o simples fato de deparar-me com "o oráculo da noite" já foi algo refrescante.
o livro trata de sonhos. dito assim, poderíamos nos enveredar pela poesia, mas não: a proposta é analisar o fenômeno do sonhar literal, sob perspectivas diversas, dentre as quais poderíamos mencionar... .
.. a histórica (em que medida sonhos provavelmente moldaram eventos históricos importantes em civilizações diversas e intervieram na seleção natural, já que é possível atribuir-lhes vantagens adaptativas);
... a artística (como os sonhos de poetas e outros artistas serviram de substrato para epopeias e romances, quadros e esculturas, legando riqueza cultural para a posteridade);
... a psicológica (o que os sonhos podem revelar sobre sobre camadas profundas do nosso subconsciente enquanto dormimos e, assim, contribuir para a superação e a cura);
... a neurobiológica (que fenômenos biofísicos e eletroquímicos são conhecidos pela ciência atualmente em um cérebro enquanto sonha, e como esses eventos moleculares se correlacionam com patologias da mente)...
e seria possível alongar bastante essa lista, comentando de forma resumida mais e mais facetas do que os sonhos representam para a espécie humana. deixemos, todavia, a todos os leitores o prazer de descobrir isso por si mesmos no próprio livro.
em todo caso, acho imprescindível registrar que a leitura desta obra pluridisciplinar para mim foi uma experiência estimulante, informativa, repleta de aprendizados... uma experiência feliz, enfim! é muito raro (e talvez por isso, tão gratificante) encontrar livros de ciências de autoria de brasileiros, para o público não acadêmico. melhor ainda é quando, ao encontrar um, a obra é bem estruturada e deixa evidente que sua elaboração foi cuidadosa e bem documentada -- como é aqui o caso.
há inegavelmente algumas passagens em que o texto se torna um pouco "academicista" e ameaça perder o caráter lúdico essencial em obras de divulgação científica, dando lugar a trechos mais austeros... mas as coisas voltam aos trilhos! e que fique bem claro: isso não é nada que desmereça todo o resto de bom e de positivo que o livro tem. eu, aliás, também sou do meio acadêmico e sei o quanto nós, às vezes, na simples redação de um e-mail a um amigo, acabamos escrevendo como se fosse o abstract de uma publicação científica. são vícios do ofício (atire a primeira pedra...).
torçamos para que o autor, o neurocientista sidarta ribeiro, nos presenteie com outras obras do gênero, com qualidade equiparável, e que sirva de inspiração para mais compatriotas produzirem livros que tragam a biologia, a física, a economia e as mais variadas ciências a todos nós que não somos necessariamente especialistas :-)
Prolixo e superficial À primeira vista, o livro impressiona e convence pelo tamanho e aparente profundidade do assunto. Entretanto, a leitura rapidamente se mostra penosa em virtude do pseudo-eruditismo de algum vocabulário menos comum, seguida pela sofrida superficialidade e prolixidade dos tópicos desenvolvidos. Mais uma "salada" de diversos assuntos do que um manual com eixo coerente e conteúdo robusto. Vale como obra nacional, contudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou dessa dica?