📣 Seleção de e-books 📚 gratuitos 🆓 para Kindle 🆓 hoje
(27/08/2021)
Ficção Científica
Destaque: O Ovo de Cristal (H.G. Wells)
Sinopse do tradutor: Nesta história de 1897, uma das pioneiras da Ficção Científica, o Sr. Cave, um comerciante de antiguidades, se depara com um misterioso cristal. Nele, é possível notar uma estranha luminescência e, afinal, um cenário exótico, com planícies, prédios, e criaturas desconhecidas. Então, aparecem dois interessados no objeto. O que estaria o Sr. Cave assistindo no ovo de cristal? Como evitar a venda do precioso item?
O Ovo de Cristal é um conto de Ficção Científica do renomado autor H.
G. Wells. Escrito no mesmo ano do clássico "A Guerra dos Mundos", é
considerado seu precursor, por apresentar criaturas e máquinas com as
mesmas características da obra seguinte.
As narrativas de Wells, patriarca da literatura de investigação espacial, viriam a inspirar diversos autores, como Jorge Luis Borges, Isaac Asimov, Margaret Atwood, Vladimir Nabokov e Ursula K. Leguin. "O Ovo de Cristal" é uma de suas primeiras publicações, seguida por "A Guerra dos Mundos", "A Máquina do Tempo", "O Homem Invisível" e outros clássicos da literatura.
Autor de alguns bons livros de ficção científica, O ovo de cristal, é um ótimo conto para quem quer iniciar a leitura das obras de H.G. Wells. São 33 páginas de uma leitura rápida e prazerosa que vão da fantasia à ficção científica em um piscar de olhos. O fascínio desenvolvido a respeito do objeto em questão, despertou meus velhos desejos de encontrar mundos "mágicos e distantes". Houve passagens no texto que despertaram a minha curiosidade sobre possíveis links com os outros livros escritos pelo autor. Não irei estragar a surpresa, mas, fiquei a pensar: será que Wells interligou de alguma forma todas as suas obras de ficção científica? Resta a possibilidade de buscar nos demais livros o elo, se é que existe! Mesmo a descrição tendo dito que esse conto pode ser algo como um spin-off de A guerra dos mundos.
Boa escrita, leve de ler e curto. Mas existem obras melhores do autor que valem mais o tempo. Mas o tempo lendo não é perdido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou dessa dica?